terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto refente ao Resgate de brincadeiras antigas

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVO HORIZONTE
2° ANO MATUTINO
RESGATE DE BRINCADEIRAS ANTIGAS
(PROJETO APRESENTADO AO CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO)
Área de conhecimento: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes, Ética, Educação ambiental.


Professoras responsáveis: Fabiane Lima Prado,
Leila Soccol

PRIMAVERA DO LESTE - MT
OUTUBRO/2011
JUSTIFICATIVA
Com o intuito de demonstrar aos alunos de como as crianças antigamente brincavam, de como era no tempo dos seus pais e avós, quando a tecnologia ainda não existia como existe nos dias de hoje, escolhemos o tema “brincadeiras antigas”, este que trará inúmeras formas de brincadeiras saudáveis e que desenvolve na criança a sua criatividade. De certa forma a tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e faz com que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão. Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens, pois ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes, tudo isto colabora para com que a criança não saia do lugar, e assim ficam cada dia mais sedentárias.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) aponta que desde muito pequenas, pela interação com o meio social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
OBJETIVO GERAL
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidárias e participativas, incentivar o trabalho de equipe.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Socialização;
· Lateralidade;
· Desenvolvimento de habilidades;
· Ampliação do vocabulário;
· Conhecimento e experimentações das brincadeiras de tempos passados, ou seja, tempo dos pais e avôs;
· Conhecimentos de como as crianças brincam em diferentes realidades;
· Estabelecer relações de respeito pelos mais velhos, valorizando suas experiências;
· Oferecer condições para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos, bem como descobrir funções sociais;
     ·   Produção de texto;
     ·   Leitura;
     ·   Medidas,
     ·   Adição, subtração;
     ·   Noções práticas de divisão e multiplicação;
     ·   Confecção de brincadeiras;
     ·   Formas geométricas;
     ·   Coordenação neuromuscular;
     ·   Diminuir a agressividade;
     ·   Construção de regras e regulamentos para jogos;
ATIVIDADES
     ·   Pé de lata;
     ·   Perna de pau;
     ·   Brincadeiras de corda, e cantigas;
      · Corre cutia;
· Mestre mandou;
· Amarelinha;
· Bolinhas de gude;
· Corda Equilíbrio;
· Bambolê;
· Corda;
· Corre cutia;
· Toca do coelho;
· Amarelinha;
· Passa o anel;
· Peteca;
OUTRAS ATIVIDADES PARALELAS 
      *   Show de talentos;
      ·   Exposição de desenhos;
      ·   Exposição de fotos;
      · Desfile de modas;
      · Painel de poesia;
      · Jogral;
      · Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.);
      · Teatro.
MATERIAL
     ·   Papel, tesoura, cola, lápis;
     ·   Barbante;
     ·   Canetinhas;
     ·   Giz;
     ·   Corda;
     ·   Pedaços de madeiras;
     ·   Sala de informática para pesquisa;
     ·   Máquina fotográfica para registro;   
     ·   Embalagens recicláveis vazias.
DICAS:

- Sempre interagir com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS
Inicialmente o assunto será introduzido para os alunos, após interação e conversação os alunos serão levados á sala de informática para pesquisar sobre o tema, sendo o material anteriormente estabelecido e escolhido adequadamente. Exemplo: Slides com imagens e escritas com letras grandes, após acesso ao material, sentá-los em roda para nova troca de experiências, sendo que agora os alunos possuem um conhecimento mais amplo sobre o tema. Montar em sala coletivamente questionário para entrevista com os pais ou avós, leitura e exposições das entrevistas, produção de texto, ilustração de uma brincadeira que conheceu, atividade externa: Brincadeira – com algumas brincadeiras resgatadas brincar com os alunos configurando regras e regimento, expor a importância da atividade física e ao ar livre para a saúde, associando-as as habituais mais cômodas como TV, games entre outras, promover a confecção de brinquedos a partir de sucatas acentuando durante desenvolvimento medidas, operações matemáticas e educação ambiental, observar e comentar no ensejo valores, higiene, alimentação saudável, solicitar registro das experiências vividas a cada término da aula, motivar relatório oral para desenvolver expressão e desinibição.
AVALIAÇÃO
· Verificar o desempenho e interesse dos alunos na execução das atividades propostas;
· Verificar se a criança demonstra atitudes positivas ou negativas em relação às propostas e objetivos;
· Analisar o comportamento das crianças no que diz respeito ao relacionamento com as outras crianças e com as professoras e demais adultos que vivenciam a rotina da escola;
· Relação de competitividade e respeito aos companheiros (as).
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPOSTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasilia; MEC/SEF, 1998.

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